A terapia online tem sido muito útil neste momento de pandemia, confinamento e isolamento social e tem o mesmo método do presencial: é extremamente eficaz – os atendimentos tem sido feitos no mesmo formato do presencial e alguns no mesmo local da clínica.
Se a Covid-19 acelerou a transformação digital nos mais diversos setores, na área da saúde também.
O atendimento psicológico foi realizado por meios tecnológicos de comunicação a distância é regulamentado pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia) pela resolução CFP nº 11/2018, que atualizou a CPF nº 11/2012.
VANTAGENS
1) Prático, dinâmico e cômodo é usado as plataformas por vídeo conferência, skype.
2) agendamento sessão com horário mais flexível.
3) seguro e sigiloso.
4) pacientes risco e dificuldade de locomoção permite mais estabilidade ao isolamento social na quarentena sem risco de contaminação, assim como pacientes com fobia social.
5) Pode ser realizado mesmo em momentos de viagens e endereço fora do país.
DESVANTAGENS
1) Não ter o contato físico com a vivência da sensorialidade, sentir, ouvir, toque e sabor.
2) acolhimento e a vivência corporal na sala de setting terapêutico.
3) vivenciar o deslocamento e o registro na mente do seu horário e seu momento da terapia.
4) ter um espaço físico traz segurança afetiva
5) fica privado da troca afetiva mais humanizada, como a escuta sentida de todos os sentimentos também através da sensorialidade.
E como saber qual o melhor momento para buscar a terapia?
Quais os sinais e momentos que você pode precisar?
Você já passou por um momento difícil na vida? É normal, cada fase da vida traz um tipo de sofrimento. É legal entender o que é passageiro, tipo esporádico, que dura alguns dias, tipo alteração de sentimentos e humor, tipo calendário de lua. Outra situação é quando dura mais de 4 semanas, aí temos já um quadro ou transtorno mais grave.
Veja abaixo alguns pontos que podem te ajudar a se autoavaliar.
1) Você se sente muito triste, deprimido ou angustiado?
2) Está passando por conflito no relacionamento?
3) Tem estado em uma fase de transição com dificuldade de adaptação? tipo emprego novo, e/ou relacionamento?
4) Sente dificuldade de lidar com suas emoções? Como ter crises de raiva e explosões justo em momentos impróprios?
5) Tem enfrentando momento de perdas, luto ou separações?
6) No dia a dia briga com a balança? Tem fome de fastfood e sede de coca-cola? Faz uso de bebida alcóolica excessiva?
7) Sente um vazio imenso no peito e perdido no espaço?
8) Tem dificuldade na carreira e precisa de se conhecer?
9) Tem muito medo de enfrentar as mudanças que a vida traz?
10) Vive em com dívidas financeiras e se vê sem saída? Enfim, se você respondeu sim para algumas dessas questões, já são sim excelentes motivos para buscar ajuda.
Dúvida que muitos trazem, será que todo mundo precisa fazer terapia?
Terapia é o lugar de quem tem disponibilidade de mudança, deseja melhorar e quer evoluir emocionalmente. Mesmo para quem ainda não tem tanta sede de mudança, não espere a dor ficar insuportável para buscar ajuda.
A ajuda é sempre bem vinda, afinal quando estamos com muita dor física não corremos ao hospital? Quando você tiver dor de alma, busque a ajuda de um bom terapeuta. Se surpreenda de viver uma viagem que te permite mergulhar dentro de você mesmo! Permita-se. Janeiro Branco com mais saúde na mente sempre.
Como escolher meu terapeuta?
O mais gostoso é escolher um profissional que você se identifique. Que você tenha empatia e se sinta acolhido, tenha um bom processo de escuta verdadeira e profissional. Por isso os psicólogos clínicos são especialistas nas áreas de comportamento humano e vão utilizar técnicas científicas para ajudar o paciente a desenvolver e mudar seus sentimentos e sofrimentos.
Essa relação precisa dar jogo, é como escolher seu estilo de música, é muito pessoal, cada um tem um gosto. Por isso que quando você escolhe o terapeuta é legal a dupla dar jogo (rock roll) porque se não fica muito cansativo. Pode acontecer de ficar muito cansativo e desgastante. Já quando o “trem é bão” como diz os mineiros, a viagem fica mais prazerosa e pode ser uma construção que eterniza por toda uma vida. Agora vale lembrar, que meios alternativos, não são comprovados cientificamente E que todo mundo “virou coach” , fica esperto, o bom profissional tem anos de prática, tem credencial e faz parte de uma sociedade acadêmica.
Fica a dica de pontos importantes:
1) Escolha do terapeuta deve ser individual.
2) Procure alguém que você confie.
3) Na primeira entrevista veja como você se sente.
4) Lembre-se que deve ser uma dupla que caminhe bem.
5) Investigue os anos de formação e a devolutiva de outros pacientes.
Terapia é sempre uma viagem inesquecível, quando você muda por dentro, tudo muda por fora!
A inteligência artificial é a mais recente aliada da medicina no combate à depressão. Robô também faz terapia e avalia o nível de depressão.
Batizado de Deprexis, o programa de computador criado na Alemanha com base na terapia cognitivo comportamental tem sido utilizado na Europa.
Ainda podemos contar com o apoio de excelentes profissionais que tem a sensibilidade humana e a prática que ajuda muito na habilidade no tratamento com os pacientes.
Terapia é uma viagem ao mundo interno que pode te transportar para um resolução de muitos conflitos internos que se resolvidos dentro podem contribuir para um mundo externo novas oportunidades de repetir os mesmos erros e padrões pré-estabelecidos.