Psicoterapia é um recurso importante para a melhoria de diversos problemas emocionais e são várias as abordagens.
A teoria psicanalítica de Winnicott o ser humano não é apresentado como um objeto da natureza, mas sim como uma pessoa que para existir precisa do cuidado e atenção de um outro ser humano.
Portanto, o importante no processo terapêutico é você se identificar com o psicoterapeuta, contribuir com o processo e assim iniciar um novo caminho, rumo a transformação que precisa ser sempre de dentro para fora.
As abordagens do Tratamento Clínico estão descritas a seguir.
Psicoterapia Individual Adulto
É como entrar em um trem e embarcar para uma viagem rumo a um universo desconhecido.
Esse encontro se dá entre terapeuta e paciente que irá proporcionar conhecer esses “vagões” e olhar com carinho essas marcas e registros nesta mente.
Dentro da nossa mente, não existe o real, e sim o significado que você registra e atribui a sua vida.
Na vida não temos uma linha linear e sim atalhos que aparecem sem controle pelo qual precisamos passar e aprender a evoluir.
Reconhecer os conflitos, sejam eles: medo, pânico, angústia, melancolia, depressão, lutos, exercício da negação aceitação e amadurecer com essas questões é um dos desafios do processo terapêutico.
O psicólogo assim como um GPS, irá contribuir para esse autoconhecimento e equilíbrio emocional.
Psicoterapia Individual Jovens
O jovem passa por um processo de crise de identidade e precisa criar recurso para se reconstruir, isso traz um luto com os modelos parentais e a necessidade de esvaziar-se e romper com os mesmos para criar autonomia em sua vida adulta.
Todo esse processo traz muitos conflitos internos, aqui a psicoterapia contribui para passar por todas essas lutas internas e aprender a se fortalecer nos seus sintomas e angustias provenientes da idade.
Assim como abrir horizontes para as escolhas futuras, como carreira e identidade profissional. Reconhecer naquilo que faz é tornar-se quem se é.
Psicoterapia Individual Crianças
A criança é o foco do trabalho, é importante o envolvimento dos pais, e a orientação da dinâmica familiar.
Entender o lugar da criança no seio familiar e seus sintomas.
Psicoterapia de Casal
Na análise de casal o conflito está na “relação” deste relacionamento, será este o foco do tratamento.
De forma simples, é o “nós” o terceiro elemento, o que se dá, a forma da relação, o terapeuta irá conduzir para que o casal entenda como é o funcionamento desta relação e a forma de lidar melhor e entender o que se busca no outro e a encontrar recursos internos para lidar com esta relação de forma mais saudável e madura.